Resenha - Uma História de Amor e TOC






Bea foi recentemente diagnosticada com Transtorno Obsessivo Compulsivo. Mas não é aquele TOC de lavar as mãos muitas vezes, ter problemas com sequências e organização, limpeza e etc. Ela tem compulsão por cuidar da vida alheia, perseguir algumas pessoas que conhece e até mesmo anotar todas as conversas que escuta envolvendo essas pessoas. 
Ela faz terapia com a Dra. Pat, e antes do seu horário, o casal Austin e Sylvia fazem terapia de casal. Bea sempre chega mais cedo ao consultório e fica escutando tudo do outro lado da parede e anotando letra por letra da sessão do casal. Assustador, não?

Bea vai à uma festa da escola, e no evento, a energia elétrica acaba faltando. E aí, ela escuta uma "agitação" de alguém que tem pânico do escuro. Ela segue os sons e senta-se ao lado de um menino e tenta acalmá-lo de alguma maneira. Conversa vai, conversa vem, e os dois acabam se beijando. Mal ela sabia que Beck, o rapaz que ela bejou na festa sem nem ver o rosto, também sofre do mesmo transtorno que ela.

A Dra. Pat sugere à Bea uma terapia em grupo. E adivinha quem está lá? Exatamente. O lindo e charmoso Beck.
Ele tem o TOC de lavar as mãos muitas e muitas vezes, e é impressionado com o número oito. Seus banhos só podem durar oito ou oitenta e oito minutos. Literalmente, quando não é oito, é oitenta!
Além da mania de perseguição, Bea tem muito medo de atropelar alguém. Ela sempre dirige numa velocidade muito menor da permitida e sempre volta aos mesmos lugares por onde passou para se certificar de que não matou ninguém. Ela também tem muito medo de facas e outros objetos pontiagudos. Sem falar que belisca a coxa toda vez em que está ansiosa.

Desenrola-se então um romance entre essas duas pessoas tão problemáticas, mas com um coração enorme. Cada um tem seus traumas e suas justificativas para serem assim.
Confesso que demorei um pouquinho para ler esse livro. Não porque a leitura não tenha me prendido, mas porque a autora trata muito mais de Transtorno Obsessivo Compulsivo do que uma história de amor... E como eu adoro um bom romance, achei que o livro poderia explorar um pouquinho mais essa parte. Mas no geral, a escrita é ótima e as descrições são bem minuciosas, o que passa todas as sensações do personagem para o leitor. 

Sei que foi uma resenha bem curtinha, mas, como falei, o livro trata muito mais do problema em si (problema esse que afeta várias pessoas no mundo), do que o enredo da história. Como a narrativa é em primeira pessoa, você acaba ficando bem próximo da personagem, e dá para entender como uma pessoa que tem esse problema se sente. Percebi que estou mais impressionada com sequências depois de lê-lo.

Então é isso, pessoal, espero que tenham gostado da resenha! Um beijo, Hévila Chaves :)

4 comentários:

  1. Oi
    Gostei da resenha, faz tempo que quero ler esse livro, mas ainda não deu certo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Liv :) Espero que consiga ler logo! Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  3. Oieeeee, finalmente você terminou o livro \o/\o/
    E geeente, coitada da Bea, esse deve ser um aspecto bem delicado do TOC, nunca pensei que alguém podia ter essa obsessão, já pensou a complicação que dá com as pessoas? Claro que nenhum dos aspectos do TOC é fácil, mas esse é em um nível diferente, como eu também sou louca por romance, já vou entrar sabendo que eu vou acabar mais sabendo de TOC do que de romance hehe Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, finalmente mesmo, demorei quase um mês :( Obrigada pelo comentário, Fernanda!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.