Limites

Hoje estive pensando nos limites. Sim, nos limites no sentido mais subjetivo da palavra. O limite da dor, da paciência, da força, da concentração. Tudo tem limite. Mas cabe a nós saber se ele está perto ou não de ser atingido.
Quando atingimos o limite de alguma coisa, quer dizer que estamos na iminência de fazer algo que não está sob nosso controle. Ofensas, agressões físicas, gestos impensáveis nos fogem quando ultrapassamos alguns dos nossos limites.
Mas há algumas situações em que os limites se expandem e nós nem percebemos. Quando estamos esperando alguém que está atrasado meia hora, e achamos que nossa paciência está no limite, mas resolvemos esperar mais alguns minutinhos é um bom exemplo disso. Ou quando estamos com uma enchaqueca horrível, mas somos obrigados a aguentar a dor até que o remédio faça efeito quando pensávamos que ela já estava no limite e não poderíamos mais aguentar.
Testar os limites é importante. Faz-nos perceber nossa verdadeira capacidade de lidar com esse turbilhão de sentimentos e sensações que temos constantemente. Às vezes, quando pensamos que estamos no limite, ainda nem chegamos perto dele. E por acharmos que ele estava mais próximo que distante, fazemos coisas que não deveríamos ter feito, pois poderíamos aguentar um pouco mais.
Sabe aquela frase do John Green "Alguns infinitos são maiores que outros"? Na nossa cabeça, nosso infinito é de um determinado tamanho, mas na verdade ele é maior do que imaginamos. Somos capazes de sorrir mais, fazer mais conquistas, até de viver mais. Tudo depende do nosso jeito de encarar o nosso infinito. Se realmente acharmos que ele é demasiado pequeno para as coisas que pretendemos fazer, ele se adequa ao nosso pensamento e diminui. É por isso que temos que pensar grande, para que nosso infinito seja muito maior.
A mesma coisa acontece com os limites. Saber quando eles, de fato, estão próximos é a melhor coisa, para o nosso bem e daqueles com quem convivemos. Conhecer os limites, dominá-los e testá-los para depois descobrir que somos muito mais fortes do que imaginávamos é uma das melhores sensações do mundo.

5 comentários:

  1. Me ganhou lá na enxaqueca que é minha amiga há anos, quer dizer, amiga não né, mais pra sombra que não sai do meu pé haha testar os limites é quase que a forma como nós evoluímos enquanto criaturas sociais :D como se nós fôssemos x-men sem os poderes de verdade hahaha mas que tem que estar todos os dias em treinamento ;) ótimo texto ^^
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.